Google anuncia seu chatbot Bard. Qual será o impacto em SEO e no marketing digital?

Por behance

Se você está por dentro das tendências de marketing e conteúdo atuais, já deve ter ouvido falar no ChatGPT. Porém, hoje vamos falar mais sobre o chatbot Bard, que vem para competir com o ChatGPT. Ainda assim, caso tenha algumas dúvidas ou não esteja por dentro do assunto, preparamos uma breve explicação para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa discussão tão em alta. Confira:

Você já ouviu falar no ChatGPT?
O ChatGPT é a verdadeira estrela do momento no que diz respeito às ferramentas de inteligência artificial conversacionais. Afinal, traz funcionalidades impressionantes e assertivas, permitindo que o usuário sinta que está conversando com um outro humano do outro lado da tela, e não com uma inteligência artificial.

Sabendo um pouco do que é o ChatGPT, podemos te explicar melhor sobre o chatbot Bard.

  • Você também pode se interessar por: Marketing Conversacional: o que é, como usar no seu negócio e os benefícios da tendência

O que é o chatbot Bard?
Pois bem, o chatbot Bard foi desenvolvido pelo Google e, conforme citamos brevemente acima, busca bater de frente com o ChatGPT, utilizando um modelo de linguagem chamado de LaMDA. Essa tecnologia não é nova, mas a equipe do Google reformulou esse modelo em busca de entregar respostas rápidas, mas sem prejudicar a qualidade.

Como o chatbot Bard pode influenciar em SEO e no marketing digital?
Primeiramente, vale lembrar que tanto o ChatGPT quanto o chatbot Bard – e demais ferramentas de inteligência artificial que devem surgir nos próximos tempos – não vêm para substituir o trabalho humano.

Essas tecnologias, quando bem utilizadas, podem deixar o trabalho manual mais eficiente, entregando insights, conhecimentos e ideias de forma estruturada. Isso porque elas têm o potencial de oferecer respostas claras e corretas aos profissionais sobre o que os clientes em potencial estão procurando e por quê. Porém, as perguntas feitas à máquina são elaboradas por um humano, assim como toda a estruturação do conteúdo em si.

Dessa forma, as ferramentas de inteligência artificial podem dar um norte na produção de conteúdo, como auxiliar a encontrar as melhores palavras-chave para cada material, proporcionar um entendimento mais aprofundado de seu público-alvo e, desde que bem direcionado, oferecer informações variadas sobre o que seria importante para a produção do material.

Entretanto, a IA não conta a história completa, por vezes traz termos demasiadamente repetidos e, definitivamente, precisa de ajustes humanos.

Aliás, falando mais especialmente sobre o chatbot Bard, vale reforçar que ele ainda está em fase de testes.

Por isso, não é possível prever com exatidão a sua influência no SEO e no marketing digital. Porém, podemos ter uma ideia de como essa IA pode agir no que diz respeito a essas duas áreas.

  • Leia mais: Como a Inteligência Artificial e o Machine Learning são usados no marketing digital?

Impacto do chatbot Bard em relação ao SEO
O chatbot Bard não deve afetar diretamente o posicionamento de sites nos resultados de pesquisa. O algoritmo do Google se concentra em avaliar a relevância e a autoridade dos sites com base em uma variedade de fatores, como a qualidade do conteúdo, a estrutura do site e o número de links de outras páginas.

Embora o chatbot Bard possa ser usado como uma ferramenta para criar conteúdo para sites, não há evidências de que isso afetará diretamente o SEO.

  • Complemente a leitura com: Google anuncia mudanças nos resultados de busca para mobile. Qual o impacto no SEO?

Impacto do chatbot Bard em relação ao marketing digital
O chatbot Bard pode ser usado como uma ferramenta para criar conteúdo criativo e envolvente para as marcas. Os chatbots em geral já são utilizados em marketing digital para oferecer suporte aos clientes, responder a perguntas frequentes e oferecer promoções e ofertas especiais. O chatbot Bard pode ajudar as marcas a se destacar com conteúdo único e personalizado.

Chatbot Bard: uma oportunidade para o marketing
Por fim, pode-se enxergar com o chatbot Bard, o ChatGPT e as possíveis futuras ferramentas de IA como uma oportunidade para melhorar as ações de marketing, deixando-as mais personalizadas, assertivas e eficientes.

Porém, sempre lembrando que os materiais entregues pelas ferramentas de IA exigem bastante supervisão humana, já que é preciso que seja feita uma curadoria, edição, ajustes e organização no conteúdo produzido pelas ferramentas.

Podemos dizer que é, sim, importante ficar por dentro dessa nova tendência e manter-se atento ao que ela pode trazer de mudanças na área do marketing com o passar do tempo.

Entretanto, é difícil prever exatamente como o chatbot Bard, o chatGPT e demais ferramentas de inteligência artificial serão utilizadas no futuro próximo. Nesse momento, talvez o ideal seja buscar aproveitar ao máximo, conhecer e explorar as ferramentas possíveis, sempre em busca de melhorar a experiência do usuário, potencializar a presença da marca no ambiente digital e, por fim, melhorar os seus resultados financeiros.

E então, gostou de saber mais sobre o chatbot Bard? Está disposto a acompanhar as tendências de marketing e utilizar ferramentas de inteligência artificial nas suas estratégias?

Para conhecer outras grandes tendências da área, acesse e inspire-se: Confira 5 tendências de marketing digital para ficar de olho em 2023.

Fonte(s):

Agência Mestre, Blog Acesso, HeroSpark e Rock Content.